Páginas

Citações interessantíssimas!


DISSE RONCALLI no discurso inaugural do Concílio:
“... amanheceu o dia tão ansiosamente esperado...” (p.21)

“No exercício do nosso ministério pastoral ferem nossos ouvidos sugestões de almas, ardorosas sem dúvida no zelo, mas não dotadas de grande sentido de discrição e moderação. Nos tempos atuais, elas não vêem senão prevaricações e ruínas; vão repetindo que a nossa época, em comparação com as passadas foi piorando;...” (p.24)

DISSE RONCALLI:
“Mas parece-nos que devemos discordar desses profetas da desgraça, que anunciam acontecimentos sempre infaustos, como se estivesse iminente o fim do mundo.” (p.24)

DISSE MONS. SIGAUD em carta a Roncalli em 1959:
“Vejo os princípios e o espírito da chamada Revolução penetrarem no Clero e no povo cristão, assim como outrora os princípios, a doutrina, o espírito e amor do paganismo difundiram-se na Sociedade Medieval provocando a pseudo-reforma. Muitos membros do Clero não se deram conta ainda dos erros da Revolução e a ela não sabem se opor. Outros eclesiásticos amam os princípios da Revolução como uma cousa ideal, difundem-nos, colaboram com eles e perseguem os seus adversários, caluniando e colocando obstáculos ao seu apostolado. Muitos pastores se calam. Outros ainda abraçaram os erros e o espírito da Revolução e a favorecem publicamente ou em segredo, como fizeram os bispos da época do Jansenismo. Quem acusa e impugna estes erros é perseguido pelos colegas e definido como “Integrista”. Dos seminários e da própria Cidade Santa retornam seminaristas imbuídos das idéias revolucionárias , definem-se eles como “maritainistas” e são “discípulos de Teilhard de Chardin”, “socialistas católicos”, “evolucionistas”. É raro que um sacerdote que impugna as idéias da Revolução seja elevado à dignidade episcopal; e também é freqüente que isto ocorra a quem as promove.”

DISSE RONCALLI no discurso inaugural:
“No presente momento histórico, a Providência está-nos levando para uma NOVA ORDEM de relações humanas, que, por OBRA DOS HOMENS e o mais das vezes para além do que eles esperam, se dirigem para o CUMPRIMENTO DE DESÍGNIOS SUPERIORES E INESPERADOS.” (p.24)


DISSE MONS. SIGAUD em 1959:
“Ao presente, falta pouco para a total construção da CIDADE DOS HOMENS. Quantos anos serão ainda concedidos à Igreja pelo “Concílio dos Reis da Terra”? E para a imposição ao mundo e aos Cristãos da NOVA ORDEM MUNDIAL?

DISSE RONCALLI no discurso inaugural:
“Agora, porém, a esposa de Cristo prefere usar mais o remédio da misericórdia do que o da severidade.” (p.28)

DISSE MONS. SIGAUD em carta de 1959:
“No meu modesto juízo, a Igreja deveria organizar, em nível mundial, uma guerra sistemática contra a Revolução. Ignoro se isto ocorrerá...”

DISSE RONCALLI no discurso inaugural:

Sobre os ERROS:
“... mas estes estão tão evidentemente em contraste com a reta norma de honestidade, e deram já frutos tão perniciosos, que os homens parecem inclinados a condená-los,...” (p.29)

DISSE MONS. SIGAUD em carta de 1959:
“Na direção mundial e nacional da Igreja este problema é, freqüentemente, ignorado: Existe como que uma trégua nos seus confrontos.”

DISSE RONCALLI no discurso inaugural:
“Infelizmente, a família cristã, não atingiu ainda plena e perfeitamente, esta visível unidade na verdade. A Igreja Católica julga, portanto, dever seu empenhar-se ativamente para que realize o grande mistério daquela unidade, que Jesus Cristo pediu com oração ardente ao Pai celeste, pouco antes do seu sacrifício.” (p.30)

Sobre o Concílio:
“... prepara e consolida o caminho pra aquela unidade do gênero humano...”
“O Concílio, que agora começa, surge na Igreja como dia que promete A LUZ MAIS BRILHANTE.”


“Contemplemos AS ESTRELAS, que aumentam com seu brilho a majestade deste templo; aquelas ESTRELAS, segundo o testemunho do Apóstolo São João (Ap 1, 20)”


NO ENTANTO, DISSE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO:
“(...) o sol se escurecerá, a lua não terá claridade, CAIRÃO DOS CÉUS AS ESTRELAS e as potências dos céus serão abaladas.” (Mt 24, 29)

DIZ A LUMEN GENTIUM (21/11/1964)
Sobre os muçulmanos:
Nº 16: “... os muçulmanos, que, professando manter a fé de Abraão, ADORAM CONOSCO um DEUS ÚNICO E MISERICORDIOSO, que há de julgar os homens no último dia.”

No entanto diz DIVINA ESCRITURA:
“Esse é o Anticristo, que nega o Pai e o Filho. TODO AQUELE QUE NEGA O FILHO NÃO TEM O PAI.” (I João 2, 22-23)

Sobre a Virgem Maria:
Nº67: “Evitem diligentemente tudo o que, por palavras ou obras, possa INDUZIR EM ERRO OS IRMÃOS SEPARADOS ou quaisquer outras pessoas, quanto à verdadeira doutrina da Igreja. Por sua vez, recordem-se os fiéis de que a verdadeira devoção não consiste em SENTIMENTALISMO ESTÉRIL E PASSAGEIRO, ou em VÃ CREDULIDADE...”

ORIENTALIUM ECCLESIARUM (21/11/1964)
Nº25: “... não se exija mais do que a simples profissão da fé católica.”

Nº26: “praxe pastoral” / “consideradas as circunstâncias” / “modos de agir mais suaves.”

Nº27: “de harmonia com todos estes princípios, podem ser conferidos aos orientais, que de boa fé se acham separados da igreja católica, quando espontaneamente pedem e estão bem dispostos, os sacramentos da penitência, eucaristia e unção dos enfermos. Também AOS CATÓLICOS É PERMITIDO PEDIR OS SACRAMENTOS AOS MINISTROS ACATÓLICOS em cuja Igreja haja sacramentos válidos, sempre que a necessidade ou a verdadeira utilidade espiritual o aconselhar e o acesso ao sacerdote católico se torne física ou moralmente impossível.”

Nº28: “Supostos estes mesmos princípios, PERMITE-SE igualmente por justa causa A PARTICIPAÇÃO NAS FUNÇÕES SAGRADAS, COISAS E LUGARES ENTRE CATÓLICOS E IRMÃOS SEPARADOS ORIENTAIS.”

UNITATIS REDINTEGRATIO (21/11/1964)
Nº1: “Promover a restauração da unidade entre todos os cristãos é um dos principais propósitos do Sagrado Concílio Ecumênico Vaticano II.
“... por moção da graça do Espírito Santo, surgiu um movimento cada vez mais intenso em ordem à restauração da unidade de todos cristãos.”

DIFERENÇAS E HERESIAS
Nº3: “... algumas vezes não sem culpa dos homens dum e doutro lado.”
“discrepâncias”
“O movimento ecumênico visa a SUPERAR estes obstáculos.”

Nº4: “... muitas tentativas de aproximação daquela plenitude da unidade que Jesus Cristo quis.”

OBJETIVO DO CONCÍLIO:
“Assim, palmilhando este caminho, superando pouco a pouco os obstáculos que impedem a perfeita comunhão eclesiástica, todos os cristãos, numa única celebração da eucaristia...”

DISTINÇÃO ENTRE ECUMENISMO E EVANGELIZAÇÃO:

“Mas é evidente que o trabalho de preparação e reconciliação dos indivíduos que desejam a plena comunhão católica é por sua natureza DISTINTO DA INICIATIVA ECUMÊNICA.”

IGREJA IMPURA:
“... devem procurar fazer com que A IGREJA, levando em seu corpo a humildade e a mortificação de Jesus, de dia para dia SE PURIFIQUE E SE RENOVE, até que Cristo a apresente a si gloriosa, sem mancha e sem ruga.”

“... guardando a unidade nas coisas necessárias... conservem a devida liberdade... até mesmo na elaboração teológica da verdade revelada...”

Nº5: “solicitude na restauração da união”

Nº6: “reforma perene”
“Esta renovação tem por isso GRANDE IMPORTÂNCIA ECUMÊNICA. Ela já é efetuada em várias esferas da Igreja. Tais são os movimentos bíblico e litúrgico... prognosticam os futuros progressos do ecumenismo.”

Nº7: “Também das culpas contra a unidade, vale o testemunho de São João: ‘Se dissermos que não temos pecado fazemo-lo mentiroso e a sua palavra não está em nós’ (I Jo 1, 10). Por isso, pedimos humildemente perdão a Deus e aos irmãos separados, assim como também nós perdoamos àqueles que nos ofenderam.”

Nº8: “Em algumas circunstâncias peculiares, como por ocasião das orações pro unitate e em reuniões ecumênicas, é lícito e até desejável QUE OS CATÓLICOS SE ASSOCIEM AOS IRMÃOS SEPARADOS NA ORAÇÃO.”

REVISÃO TEOLÓGICO-HISTÓRICA
“O ensino da sagrada teologia e das outras disciplinas, principalmente as históricas, deve ser ministrado também DO PONTO DE VISTA ECUMÊNICO, de modo que responda mais exatamente à verdade dos fatos.”

“... conheçam bem a teologia cuidadosamente elaborada neste sentido e não polemicamente, sobretudo nas questões que incidem sobre as relações entre os irmãos separados e a Igreja católica.”

NOSTRA AETATE (28/10/1965)
Nº2: “Assim, no Hinduísmo, os homens perscrutam o mistério divino e exprimem-no com a INEXAURÍVEL FECUNDIDADE dos mitos e com os esforços penetrantes da filosofia. Os hinduístas procuram libertar-se das angústias da nossa condição, seja através das formas da vida ascética, seja na meditação profunda, seja ainda no refúgio em Deus com amor e confiança.”

“A Igreja católica não rejeita nada que seja verdadeiro e SANTO NESTAS RELIGIÕES. Considera com sincero respeito esses modos de agir e viver, esses preceitos e doutrinas, que embora em muitos pontos difiram do que ela mesma crê e propõe, não raro refletem um raio daquela Verdade que ilumina todos os homens.”

“... reconheçam, conservem e façam progredir os bens espirituais morais e os valores socioculturais que nelas (nas religiões pagãs) se encontram.”

Nº3: “A Igreja olha COM ESTIMA PARA OS MUÇULMANOS que adoram o Deus uno, vivo e subsistente, misericordioso e onipotente, Criador do céu e da terra, que falou aos homens. (...) Ainda que não reconheçam a Jesus como Deus, veneram-no entanto como profeta.”
“Se, no correr dos séculos, existiram não poucas discórdias e inimizades entre cristãos e muçulmanos, o sacrossanto Concílio exorta todos a que ESQUEÇAM O PASSADO e ponham em prática sinceramente a mútua compreensão, defendam e promovam conjuntamente, em favor de todos os homens, a justiça social, os valores morais, A PAZ E A LIBERDADE.”

GAUDIUM ET SPES (07/12/1965)
CONCÍLIO DAS NAÇÕES:

Nº2: “... não já apenas aos filhos da Igreja e a quantos invocam o nome de Cristo, mas A TODOS OS HOMENS, e deseja expor-lhes o seu modo de conceber a presença e atividade da Igreja no mundo de hoje.”

Nº3: “Eis a razão por que o Sagrado Concílio, proclamando a sublime vocação do homem, e afirmando que nele está depositado um germe divino, oferece ao gênero humano a sincera cooperação da Igreja, A FIM DE INSTAURAR A FRATERNIDADE UNIVERSAL correspondente a esta vocação.”

HOMILIA DE MONTINI NA CONCLUSÃO SOLENE (07/12/1965)
OBJETIVO:
“... atingir a sociedade humana que a rodeia (a Igreja), SEGUINDO-A na sua rápida e contínua mudança.” (p. 667)

“Esta atitude, nascida pelo fato de a Igreja, no passado e sobretudo neste século, ter estado ausente e afastada da civilização profana...” (p. 667)

“Por isso é que alguns suspeitaram que nos homens e nos atos do Concílio tinha dominado, mas do que era justo e com demasiada indulgência, a doutrina do relativismo (...). Julgamos que não lhe deve ser atribuída esta atitude perniciosa, se bem atendermos às suas VERDADEIRAS E MISTERIOSAS INTENÇÕES e aos seus atos autênticos.” (p. 667)

“... a RELIGIÃO DO NOSSO CONCÍLIO foi, antes de mais, a caridade;...” (p. 667)

“O humanismo laico e profano apareceu, finalmente, em toda a sua magnitude, desafiando o Concílio. A religião do Deus que se fez homem encontrou-se com a religião (porque tal é) do homem que se faz Deus. Que aconteceu? Combate, luta, anátema? Tudo isto poderia ter-se dado, mas de fato não se deu. (...) Com efeito um IMENSO AMOR PARA COM OS HOMENS penetrou totalmente o nosso Concílio.” (p. 669)

“VÓS, HUMANISTAS DO NOSSO TEMPO, QUE NEGAIS AS VERDADES TRANSCENDENTES, DAI AO CONCÍLIO AO MENOS ESTE LOUVOR E RECONHECEI ESTE NOSSO HUMANISMO NOVO: TAMBÉM NÓS, E NÓS MAIS DO QUE NINGUÉM TEMOS O CULTO DO HOMEM.” (p. 669)

“Uma corrente de interesse e de ADMIRAÇÃO saiu do Concílio SOBRE O MUNDO ATUAL.” (p. 669)

NO ENTANTO DIZ A DIVINA ESCRITURA:
“Não ameis o mundo, nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo não está nele o amor do Pai.” (I João 2, 15)
DIZ AINDA MONTINI:
“Outra coisa julgamos digna de consideração: toda esta riqueza doutrinal orienta-se apenas a isto: SERVIR O HOMEM, em todas as circunstâncias da sua vida (...). A Igreja declarou-se como que a ESCRAVA DA HUMANIDADE (...) (p. 671)

“Tudo isto e tudo o mais que poderíamos dizer acerca do Concílio, ter porventura desviado a Igreja em Concílio para a direção antropocêntrica da cultura moderna? Desviado não; resolvido sim.” (p. 671)

Nenhum comentário:

 
Real Time Web Analytics